Jornal da Cidadania

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Governador receberá sinal da TV Mossoró

A Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado realiza solenidade de estréia do sinal da TV Mossoró (canal 7 – TV Aberta) na cidade nesta sexta-feira 22 de julho, às 17h30 na sede da Câmara dos Vereadores. A solenidade contará com a presença de autoridades políticas, servidores, empresários, direção da TV e é aberta ao público.

A chegada do canal é fruto de uma parceria entre o município de Governador, empresa Brisanet (que fornece a Internet) e direção da TV Mossoró que juntos viabilizaram as condições técnicas para que a cidade de governador passasse a receber o canal. “Já realizamos testes para garantir que o sinal chegue com qualidade”, reforça o responsável pela Brisanet Jordão Estêvam.

A Prefeita Lanice Ferreira acredita que a TV estando presente na cidade e também divulgando informações à população será um importante veículo de entretenimento, informação e também para alavancar a economia já que os comerciantes de um modo geral serão vistos no canal.

SOBRE A TV MOSSORÓ

A TV Mossoró - Canal 7 tem um perfil popular, não só por ser transmitida em sinal aberto, mas também por procurar representar as expectativas e anseios da população local. 

Seu slogan ‘A NOSSA TV’ reflete o propósito da Fundação Vingt Rosado, sua mantenedora, em fazer uma programação voltada para a comunidade, servindo-a de informações e serviços que contribuam no seu desenvolvimento.

A variedade dos programas da TV Mossoró atrai um público abrangente, diversificado, e que tem em comum a raiz mossoroense. Um público próximo à notícia, com peculiaridades e características que fazem com que o seu envolvimento com a programação da TV seja algo perfeitamente natural. 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Atletas de governador competem entre as cem melhores do Brasil representando o RN


O apoio dado pela Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado através da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Desporto às atletas Elisama Barros e Amanda Emanuelle fez a diferença.

As atletas estão entre as cem melhores da categoria que nesta semana mostram suas habilidades em quadra dentro do Campeonato Brasileiro Correios de Seleções, categoria sub-17, que está sendo realizado em Manaus - Amazonas, no período de 13 a 17 de julho. O desempenho delas foi atestado pelo atual técnico da seleção potiguar em alguns torneios e competições que participaram pelo Centro Esportivo Santos (CES) de Mossoró.

A Prefeita Lanice Ferreira fez questão de se despedir das atletas e de desejar sucesso já que a seleção de Futsal do Rio Grande do Norte é a única do Nordeste na competição, o que atesta o potencial do esporte no Estado.

“Para nós é uma grande alegria saber que duas atletas de governador estão na seleta lista desse campeonato brasileiro. Desde o início temos dado todo o apoio para que elas pudessem ter a oportunidade de jogar e agora torcemos para que consigam seguir no esporte profissional”, ressaltou Lanice Ferreira.
O técnico da seleção potiguar, Hideraldo Santos explica que o potencial das atletas é reconhecido nas competições e que o campeonato é também uma grande vitrine para outros grandes times de Futsal na categoria delas, no Brasil.
“Digo que elas já podem se considerar vencedoras pois independente de resultado elas já estão entre as cem do país e podem jogar em pé de igualdade com qualquer uma das atletas dessa competição. O campeonato é também um momento importante em que muitos times estão de olho em novos talentos como é o caso delas”, afirma Hideraldo que tem por objetivo terminar o evento entre os quatro primeiros colocados.
"Se isso acontecer, considerando as circunstâncias, estará de bom tamanho", admitiu o treinador.

Competição – No Campeonato Brasileiro de Futsal Sub-17 a seleção do Rio Grande do Norte está na chave B, ao lado das anfitriãs, Amazonas, Goiás e Paraná, e se classificam dois times por grupo à fase eliminatória. Por liderarem o ranking de seleções do futebol sub-17, São Paulo, Santa Catarina e Paraná são consideradas favoritas mas a chave A é completada ainda com as seleções de Brasília e Pará.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Prefeita entrega mais dez casas em solenidade no Sítio Juazeiro


A prefeita do município de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferreira realizou a entrega de mais dez casas que compõem o seu programa de governo no último sábado (09 /07) no Sítio Juazeiro com o apoio e coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social. A solenidade de entrega das chaves ocorreu em frente à casa de uma das famílias beneficiadas, do casal Francisco Deunery e Francisca Bernadete.
As 10 casas beneficiando famílias de Juazeiro, São Bento, Malhada da Onça e Lagoa de Paus foram construídas a partir do programa’ Minha Casa, Minha Vida’, em parceria firmada entre a prefeitura com o banco CHB.
O projeto que tem contrapartida de recursos do município pretende a substituição das casas de taipa pelas de alvenaria, pois contribuem para diminuir doenças, entre elas, a incidência do barbeiro que provoca a doença de chagas.
Na gestão da prefeita já foram entregues 101 casas de 2009 a maio de 2010. No último dia 09 de julho foram entregues mais 10 casas: 05 casas no Sítio Juazeiro, 02 para famílias em Malhada da Onça, 02 para famílias de São Bento e 01 para família em Lagoa de Paus. Ainda serão entregues nesta administração mais 40 casas totalizando 151 novas habitações na zona urbana e principalmente zona rural de Governador.
Participaram da solenidade além da comunidade de Juazeiro e familiares dos beneficiados, autoridades como secretários municipais, vereadores, ex-vereadores, servidores, coordenadores municipais, servidores do Estado e da saúde em nível federal.
A prefeita Lanice Ferreira ressaltou em seu discurso o esforço da administração em buscar as oportunidades junto a parlamentares e órgãos de governo federal para aumentar o número de casas construídas e entregues. Também ressaltou outras obras importantes que vem sendo realizadas no município como um todo.
“Temos lutado permanentemente para aumentar o número de casas e é preciso insistir, pedir aos parlamentares que nos ajudem nesse trabalho. Temos conseguido e felizmente, com esta entrega, a administração leva mais cidadania e mais saúde às famílias beneficiadas”, ressalta Lanice Ferreira.




RELAÇÃO DOS BENEFICIADOS

FRANCISCA BERNADETE LOPES MELO
ANTONIA IRENE DA SILVEIRA
MARIA ALZENIRA DE MELO
MARIA MIRIAM DA SILVA
FRANCISCA ANTONIA DA SILVA
MARIA LUZINEIDE BEZERRA
MARIA IVONE CLEIDE DA SILVA FREITAS
MARIA DE LURDES BEZERRA OLIVEIRA
RITA DE ARAUJO MARTINS
EDILENE AUGUSTA DE OLIVEIRA

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Semana de Educação no Trânsito terá mobilização em Governador


A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado está realizando a I Semana Municipal de Educação para o Trânsito, uma campanha educativa para a população do município, a fim de reduzir penalidades e apreensões de veículos de condutores a partir do trabalho de policiamento que serão retomados em breve, na cidade.

A campanha teve início desde a segunda-feira com palestras realizadas nas escolas da rede municipal e também escolas privadas com o apoio da equipe do Programa Nacional de Educação para o Trânsito (PNET/DETRAN – Natal) para alunos de sexto ao nono ano, pais e servidores da educação que atuarão como multiplicadores das informações. Nesta quinta-feira as palestras foram concentradas no prédio da Assembleia de Deus.

Nesta sexta-feira (08/07) o trabalho educativo continua com mobilização no centro da cidade e Blitz educativa em frente ao Mercado Público com o apoio dos alunos do Educandário Dixseptiense. Eles distribuição material informativo à população contendo mensagens que, entre outras medidas, lembram os condutores a andarem com sua documentação regularizada, usar capacete, não misturar bebida alcoólica e direção entre outras frases de alerta, conforme o Código Nacional de Trânsito vigente.

A proposta de realizar uma campanha educativa surgiu após a Prefeita Lanice Ferreira buscar um diálogo com as autoridades responsáveis pela Blitz a fim de reduzir o impacto negativo destas ações na cidade. Ficou acordado em uma reunião entre a Prefeitura, Polícia Rodoviária (DPR) e o Ministério Público no dia 25 de maior de 2011 que até o final de julho a população teria acesso à diversas informações sobre as normas de trânsito através de folders, faixas, palestras nas escolas e Blitz educativa em pontos estratégicos da cidade. 

“A administração municipal se engaja para fornecer informações e com isso reduzir o número de irregularidades no trânsito, apreensão de veículos e multas aos condutores. Esperamos que os condutores aproveitem para retirar dúvidas”, ressalta Lanice Ferreira.

Durante o período de esclarecimento os condutores que não estão com a sua documentação regularizada poderão buscar a regularização, sendo apenas orientados nas abordagens. Porém ao final da campanha o trabalho do policiamento de trânsito será normalizado.

Torneio Leiteiro supera expectativa dos organizadores

O primeiro Torneio Leiteiro do município de Gov. Dix-Sept Rosado superou as expectativas dos realizadores. O evento foi realizado nos dias 01 e 02 de julho, no P. A. Terra de Esperança e contou com a boa participação de produtores, apoiadores e autoridades. Criadores e expositores comemoraram o evento principalmente a comunidade local por sentirem-se prestigiados diante desta realização no Assentamento.

Por lá, estiveram presentes várias autoridades como a Prefeita Lanice Ferreira, secretários municipais, representantes do Governo do Estado (Sr. José Simplício), IFERN (Faviano Costa), SEBRAE (Dr. Gerônimo Frota), EMPARN (Dr. Jorge), ASCCOM (Dr. Emanuel, Gerônimo e Benício), UFERSA (Ms. Gilberto Martins e a Dra. Ludimilla), CEACRU (Sr. Eduardo, Arineide, Filho e Gil), STTR (Sr. Bastos e toda equipe), Câmara de Vereadores e outros. Tiveram participando também os integrantes da Feira da Agricultura Familiar do município que apresentaram e comercializaram seus produtos.

Em seu discurso a Prefeita Lanice Ferreira pediu ao Secretário de Agricultura para que no próximo ano o 2º Torneio Leiteiro fosse realizado no mesmo local e se comprometeu em dar um apoio ainda maior à realização do evento.

"Tenho certeza que o próximo torneio será muito melhor. Confio na competência e determinação do Secretário Sanimarcos, que juntamente com os ADRS, a ASCCOM e a Associação do P.A. Terra de Esperança, programará e realizará um evento com maior expressão. Contem com todo meu apoio, afirmou a prefeita Lanice Ferreira.

A Associação dos Produtores de Leite do Município (ASPROLGOV) participou ativamente da organização do evento, na pessoa de Raimundo Avelino (Sula), em que o mesmo ressaltou, em público, a importância do torneio para incentivar a produção de leite em Governador Dix-Sept Rosado.

Segundo o Secretário de Agricultura Sanimarcos Firmino, o evento foi muito importante para a cadeia produtiva da caprinovinocultura do município.

"Há muito tempo, eu sentia a necessidade da realização desse evento. Acredito que este serviu de ponto de partida para outros, pois foi muito positivo. Agradeço a todos que contribuíram. Tenho certeza que o evento agradou a todos aqueles que participaram ativamente, pois tal evento teve cunho sócio econômico e cultural. É disso que precisamos: Dar o incentivo ao produtor para que ele tenha o interesse de criar e melhorar seu rebanho, buscando renda com atividade, e a visão de melhorar seus animais para estarem preparados não só para esse evento, como também para participarem em outros municípios do nosso estado".

terça-feira, 5 de julho de 2011

Produtores são convidados à participação no Seminário sobre Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado através da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Agricultura realizam o I Seminário Municipal da Agricultura Familiar nesta quarta-feira, 06 de julho às 9h00 na Câmara dos Vereadores. Participam do Seminário como co-realizadores a Emater, Ceacru, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Banco do Nordeste do Brasil.

O Seminário é voltado a todos os agricultores que produzem no modo da agricultura familiar e visa esclarecer as regras contidas na Lei 11.947/2009 dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que especifica que o município pode gastar no mínimo 30% dos recursos deste programa com a compra de alimentos produzidos na agricultura familiar.

“No seminário daremos todas as informações para que os produtores possam entender as regras e como participar da chamada pública de compras que o município fará, com o objetivo de comprar e incluir estes alimentos na merenda escolar das nossas escolas”, explica a secretária de Educação, Luciana Silveira. Poderão participar produtores de legumes, frutas, hortaliças, cereais, carnes, leites entre outros alimentos.

Além de acesso às informações os produtores poderão preencher um pré-cadastro onde responderão os tipos de alimentos, quantidade e o período em que poderão fornecer os alimentos para o município. Os dados serão entregues para que o nutricionista do município possa elaborar o novo cardápio da merenda das escolas, contemplando a diversidade, os benefícios nutricionais e o sabor da culinária regional eem seguida encaminhar o pedido de compra destes alimentos.

Ganha o produtor que vende seus produtos para o município, ganham os alunos que terão uma merenda mais saborosa e de mais qualidade.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Produtores participarão de Torneio Leiteiro no P.A. Terra de Esperança


A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural realiza o 1º Torneio Leiteiro nos dias 01 e 02 de julho, no Projeto de Assentamento Terra de Esperança, localizado a zona leste, distante 9Km da sede. A expectativa é que o evento reúna cerca de 50 produtores de todo o município.
O evento, que tem tido o apoio e a participação da Prefeita Lanice Ferreira, visa estimular a produção de leite de cabra que vem se tornando uma alternativa econômica lucrativa e de custo baixo para os produtores da cidade que decidem investir, já que o litro do leite de cabra está sendo comprado dos produtores a R$ 1,30 - mais valorizado do que o litro de leite de vaca comprado dos produtores a R$ 0,70.
Essa valorização está principalmente no mercado consumidor. Segundo o secretário de Agricultura, Sanimarcos Firmino a indústria de lacticínios vem se mostrando disposta a comprar a produção de leite de cabra disponível para usar em diversos produtos, incluindo o leite em pó, queijos e outras variedades, por suas inúmeras propriedades nutricionais.
No Torneio Leiteiro os produtores poderão participar de várias categorias de concurso leiteiro e também negociar seus animais no ‘Chiqueiro de Negócios’ com o apoio do Sebrae. O objetivo do Chiqueiro de Negócios é fazer com que os criadores possam melhorar a qualidade do rebanho, trocando animais ou vendendo aqueles que já não lhes interessa. “Será uma oportunidade também de estender os negócios com os parceiros”, explica Sanimarcos.

MELHORIAS
Um dos produtores que tem investido na criação de caprinos e na produção de leite de cabra é Raimundo Melquíades, do sítio Pitomba. Após receber as instruções da Secretaria de Agricultura e da ASCOM através do Sebrae, decidiu construir um cercado para a ordenha das cabras. Atualmente ele produz cerca de dez litros/dia, mas pretende, em breve, dobrar a produção para doze litros por dia, fazendo assim uma renda de setecentos reais/mês apenas com o leite de cabra. “Acredito que vou melhorar muito a renda quando conseguir aumentar a produção”, ressalta Raimundo.

São parceiros desse primeiro Torneio: ADRS; ASCOM; Associação P.A. Terra de Esperança; Associação dos Produtores de Leite de Governador (ASPROLGOV); CEACRU; STTR; Leite do Sertão; SEBRAE; IFERN; UFERSA; Secretaria de Obras.
Apoiam o evento: Mercantil Rural; Rede 10 Arimatéia; Construção Diniz; J. A. Autopeças; Ponto da Carne; Posto São Sebastião; Galego do Feijão; Paulo Júnior-Gás.






PROGRAMAÇÃO DO TORNEIO: