Jornal da Cidadania

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto Conviver realiza mais um encontro com idosos nesta terça


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Governador Dix-sept Rosado através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizará o mais um encontro com grupo de idosos que participam do Projeto Conviver, desenvolvido pela instituição nesta terça, 30 - às 16h00 no Centro São José.

A convidada do projeto para uma palestra é a jornalista Izaíra Thalita Lima editora da Revista Domingo no Jornal de Fato (Mossoró) e atual coordenadora de comunicação no município de Governador Dix-Sept Rosado. A jornalista tratará o tema - Idoso: Preconceito, avanços e conquistas - onde trabalha dados de pesquisas e histórias reais de idosos retirados do livro de sua autoria intitulado ‘Um olhar sobre o Idoso: Percepções sobre a velhice em Mossoró’. Na ocasião haverá sorteio de exemplares da obra e exposição fotográfica das imagens do livro, feitas pelo fotógrafo Fred Veras. 

Após a palestra, haverá o tradicional forró da melhor idade.

SOBRE O PROJETO - O Projeto Conviver trabalha com cerca de 130 idosos, desenvolvendo diversas atividades: orientação social, esclarecimento sobre direito do idoso, palestras sobre nutrição e hábitos saudáveis, dinâmicas de grupo e fortalecimento de vínculos familiares e fraternos.

A equipe que atende o grupo é formada por Orientadores Sociais, Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista, Enfermeiras e conta também com o apoio de voluntários. O trabalho com idosos tem conseguindo atingir os objetivos do projeto, oferecendo oportunidades de convivência social,  participação de atividades lúdicas e o exercício pleno da cidadania. 

-----------------------

A foto ao lado - Um passado bem presente - de autoria de Fred Veras estará na exposição fotográfica amanhã.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Reitor da Ufersa realizará palestra aos jovens em Governador



O Reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Prof. Josivan Barbosa Menezes Feitosa aceitou o convite feito pela Secretaria Municipal de Juventude Cultura e Desporto e estará na cidade de Governador Dix-sept Rosado nesta sexta-feira (26/08) realizando uma palestra aos jovens dixseptienses, às 18h00 na Câmara Municipal.

A palestra terá como tema ‘Oportunidade para o jovem do Semiárido’ com o objetivo de estimular a juventude a buscar sua qualificação profissional através dos cursos de formação superior ofertados pela UFERSA, as formas de ingresso e o trabalho da instituição nos últimos anos.

O evento é aberto ao público e toda a sociedade está convidada à prestigiar a importante contribuição do reitor.

BREVE CURRÍCULO

Prof. Josivan Barbosa Menezes Feitoza - Foi Diretor da ESAM no período de Fevereiro de 2004 a Agosto de 2005. Conduziu o processo de transformação da ESAM em Universidade Federal. Foi Reitor da UFERSA a partir da sua criação em 1º. de Agosto de 2005. É membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONECIT) e do Conselho Técnico-Científico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN). Foi Presidente do CODESFE (Conselho de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior Isoladas e em Desenvolvimento) e atuou como membro externo no processo de seleção do Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical em janeiro de 2008. Além de dirigir a UFERSA, coordena na UFERSA o Centro Tecnológico do Negócio Rural do RN (CTARN). Foi nomeado pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e pelo Ministro da Educação Fernando Haddad, como primeiro Reitor da UFERSA em 28 de fevereiro de 2008 e re-nomeado como primeiro reitor da UFERSA em 31 de julho de 2008.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulga Conselheiros eleitos


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO - RN
RESOLUCÃO N° 003/2011.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunido no dia 22 de agosto de 2011, no uso de atribuições e tendo em vista o que dispõe a Lei Municipal n° 351/07, alt. pelas Leis n° 219/99, nº 285/06, através da presente Resolução, homologa o resultado final do Processo de escolha para composição do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Governador Dix-sept Rosado – RN, conforme eleição realizada no dia 20 de Agosto de 2011.
Art.1°. Os candidatos que concorreram ao pleito obtiveram os seguintes sufrágios, por ordem de votação.
Classificação
Candidatos
Votos
Rosineide Rodrigues de Sousa Rego
718
Amanda Leite da Silva
605
Vera Lucia de Freitas
595
José Antonio de Oliveira
559
Francisca das Chagas de Oliveira Silva
494
Magnólia Regina de Morais
479
Maria Aldelucia de Medeiros Assis
474
Josineide Alves de Sousa Morais
437
Auxirenia Genize Ferreira da Silva
422
10º
Marla Rafaela Lopes da Silveira
415
11º
Fernanda Magdally Pereira O. Gomes
413
12º
Priscilla Luana Mendonça S. Maia
396
13º
Antonia Aparecida da Costa
394
14º
Maria Itaneide Vieira
342
15º
Charles Gleidson das Chagas Vale
264
16º
Iglécia Gabriela da Silveira F. Fernandes
252
17º
Liliane Regina do Rego Morais
223

Art.2°. Ficam proclamados eleitos os cinco candidatos mais votados e os Suplentes serão os cinco (cinco) seguintes.
Art.3°. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de Ofício, deverá encaminhar cópias da presente Resolução à Prefeita Municipal, ao Presidente da Câmara e ao Promotor de Justiça da Infancia e da Juventude.
Art.4°. A Chefe do Poder Executivo Municipal deverá dar posse aos Conselheiros Tutelares (efetivos e Suplentes) até o dia 26 de Setembro do corrente ano.
Art.5°. Esta Resolução aprovada pelo plenário do COMDICA e transcrita no livro de Atas, no dia 22 de agosto de 2011, entrará em vigor na data de sua publicação, mediante afixação na Sede do COMDICA, sem prejuízo de ampla divulgação em jornais de circulação local e demais meios de comunicação.
Art.6º. Os casos omissos serão resolvidos na forma da Lei Municipal n° 351/07, alt. pelas Leis n° 219/99, nº 285/06.                     

Governador Dix-sept Rosado – RN, 22 de Agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Crianças do PETI participaram de Oficina de Leitura com autor de ‘Os Fruits’


  
As crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Governador Dix-sept Rosado participaram na última segunda-feira, 22/08 de uma oficina de leitura na Biblioteca Pública Municipal Alice Dias.  


O Secretário Municipal de Assistência Social, Itamir Vieira coordenou a oficina com o apoio dos Orientadores Sociais e a Coordenadora do Programa no município, Azariene Costa.


Foi realizada uma leitura coletiva de historias em quadrinhos infantis, produzidas pelo escritor Fabrício Valério, natural de Mossoró e radicado em Assu. O escritor mantém um site onde publica suas histórias. Baseadas em frutas que assumem feições e comportamentos humanos “Os Fruits” podem ser acessados em www.osfruits.com.br

“Foi um momento agradável de interação social através da leitura de textos e imagens pois, conseguimos também trabalhar a cooperação já que algumas crianças não sabem ler e receberam ajuda dos outros colegas durante a leitura e interpretação dos quadrinhos.” Itamir Vieira

Para o escritor, saber que seu trabalho está sendo utilizado em atividades lúdicas e socioeducativas, é gratificante e aumenta mais ainda o desejo de continuar produzindo e escrevendo histórias infantis: Para mim foi uma grata surpresa saber que “Os Fruits” estão sendo divulgados nas atividades do PETI de Governador Dix-sept Rosado. 


É um prazer partilhar essas aventuras e historias de meus personagens. Sinto-me com mais vontade de escrever novas historinhas”, afirmou o autor. 
A seguir, algumas fotos das crianças durante a oficina:










segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escolas receberão novo mobiliário e reformas


As escolas do município estarão recebendo em breve o mobiliário adquirido através do MEC com contrapartida da Prefeitura, num valor total de R$ 119.099,00 (cento e dezenove mil e noventa e nove reais).


Segundo a Secretária de Educação no município Luciana Silveira o mobiliário permite uma melhor acomodação dos estudantes em sala de aula e contribui decisivamente para o aprendizado.

O mobiliário adquirido é composto de 799 carteiras, 40 mesas para professor e 11 mesas para cadeirantes. “As crianças e jovens com necessidades especiais também precisam de um mobiliário adequado e essa preocupação também foi resolvida na aquisição deste novo mobiliário”, ressalta a secretária.

Parte do material já foi entregue na última semana na Secretaria de Educação e o restante deverá chegar nos próximos dias.

REFORMA DAS ESCOLAS - A Secretaria de Educação também informa que está realizando reformas em várias escolas da zona rural do município e em breve instalará computadores nas mesmas. São elas:

- Escola Adalberto Gomes – Sítio Gangorrinha  
- Escola Antônio Martinho de Medeiros – Sítio Monte Alegre
- Escola Francisco de Assis – Sítio Pau da Légua
- Escola João Carlos de Menezes – Sítio Bonito
- Escola Josué Filgueira – Sítio Lagoa de Paus
- Escola Luíza Maria Augusta – Sítio Horizonte
- Escola Maria Batista de Oliveira – Sítio Santana
- Escola Antônia Lopes e Alves – Sítio Camurim

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Participe das eleições para Conselheiro Tutelar


Neste sábado (20/08) acontecerá a escolha dos 5 membros do Conselho Tutelar de Dix-sept Rosado. Os candidatos inscritos há alguns dias já fizeram a divulgação de sua candidatura mostrando propostas e divulgando o número de chapa.

Para essa escolha da equipe que atuará na entidade é fundamental a participação do cidadão e o eleitor deve votar naqueles candidatos que apresentem o melhor perfil de atuação e desempenho frente o conselho tutelar.

Vale lembrar que entre as atribuições de um Conselheiro Tutelar estão: O atendimento  e aplicação de medidas de proteção a crianças e adolescentes, atender e aconselhar os pais ou responsável , promover e executar as decisões, encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente, encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência, tomar providências para que sejam cumpridas medidas protetivas aplicadas pela justiça a adolescentes infratores, expedir notificações, requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou de adolescente quando necessário, assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no artigo 220, §3.º, Inciso II, da Constituição Federal entre outras tarefas.

A eleição acontecerá somente na Escola Municipal Isaura Rosado, das 08h00 às 17h00 e o eleitor deverá estar portando obrigatoriamente um documento de identidade (RG, carteira de motorista etc) e o título de eleitor. Cada eleitor poderá votar em 5 representantes para o Conselho Tutelar.

Participe!

Crianças do Peti visitaram Feira do Livro

Numa manhã de muita descontração no último dia 12, as crianças que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infatil (PETI) da cidade de Governador Dix-Sept Rosado estiveram na Feira do Livro de Mossoró, (& edição/2011).

A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizou o transporte para que as crianças e os monitores pudessem visitar a feira tendo como objetivos conferir a programação cultural através de palestras, visita aos estandes e a aquisição de livros para a Biblioteca do PETI.

Cada criança pôde escolher um livro para a montagem do acervo da Biblioteca e foi um momento interessante de muita participação. Além disso, elas participaram da programação ofertada pelo estande da Petrobras e receberam material escolar para pintar, desenhar e alguns cordéis.

O Secretário Itamir Vieira diz que a iniciativa de levar as crianças ao evento promove o estímulo à leitura e ajuda a projetar um futuro com muitas oportunidades, a partir da educação.

Confira abaixo algumas imagens dessa visita:





terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saúde divulga Campanha de Vacinação neste sábado

A Secretaria de Saúde de Governador Dix-Sept Rosado estará participando da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo no período de 13 de agosto à 16 de setembro de 2011. A vacina será realizada nas crianças menores de 7 anos. (0 a 5 anos – pólio e de 1 a 7 anos - sarampo)
No dia 13 de agosto de 2011 haverá a mobilização nacional, com os postos de vacinação na zona urbana abertos das 8h00 às 17h00. Nos postos da Zona Rural de 8h às 13h00.

Os postos e equipes de vacinação serão:

ESF I – POSTO NA CAERN

ESF II – POSTO NO CENTRO DE SAÚDE

CENTRO DE SAÚDE

ESF IV – GANGORRINHA

ESF V – TRÊS MARIAS



ATENDIMENTO MÉDICO MÓVEL
No mesmo sábado (13/08) as comunidades de Três Marias e Gangorrinha receberão a Clínica Móvel que através do ônibus da saúde levará diversas ações incluindo saúde odontológica (extração de dentes, limpeza e recuperação bucal) e consultório médico com profissionais do Programa Saúde da Família.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Imagens do Curso de QSMS


A Secretaria de Juventude, Cultura e Desporto de Governador Dix-Sept Rosado divulga fotos da aula com a turma do Curso de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) realizado pela Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado em pareceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN – Mossoró).

O curso de QSMS beneficiará cento e dez pessoas residentes no município de Governador Dix-sept Rosado e terá a duração de 16 horas, com três turmas: Uma para o mês de julho,outra no mês de agosto e a última em setembro de 2011. O curso é ministrado pelo Técnico de Segurança, Josias Morais.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assistência Social realiza conferência com sucesso

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Governador Dix-sept Rosado realizaram com sucesso na última quinta-feira, 04 de agosto de 2011 no Centro de Formação São José, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social do município.

A conferência teve por objetivos avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectivada valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas,projetos e benefícios.
As conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo, sociedade civil organizada e cidadãos comuns, para debater e decidiras prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.

Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido numa Conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências tendo em vista o fortalecimento da política pública junto aos poderes executivo e legislativo como um todo.

São realizadas Conferências em âmbito Municipal, Estadual e Federal. A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública.

No que compete às Conferências de Assistência Social estes são espaços de caráter propositivo e deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos sócio assistenciais dos seus usuários.

“A Conferência Municipal foi um sucesso e ficamos felizes com as proposições retiradas do evento. A conferência é um espaço de diálogo e acima de tudo do exercício da cidadania. Onde o Governo, em conjunto com a sociedade, procura elaborar estratégias de atuação para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, explica o secretário Itamir Vieira.

------

Com o tema Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores a Conferência teve quatro eixos temáticos:

- Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS.
- Reordenamento e qualificação dos serviços sócio assistenciais.
- Fortalecimento da participação e do controle social.
- A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Assentamento Terra da Esperança receberá Apoio Técnico

Aproveitar o potencial do lugar dando ênfase à preservação ambiental. Com essa proposta, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Incubadora do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM), a Emparn, a Prefeitura de Dix-Sept Rosado e a Associação dos Produtores do Assentamento Terra da Esperança, estará elaborando projeto de extensão universitária voltado para a sustentabilidade do assentamento, localizado em Dix-Sept Rosado. A iniciativa partiu da Prefeitura ao buscar apoio da UFERSA para o projeto.


Na primeira reunião, realizada nesta terça-feira, 2, na sede da IAGRAM, os representantes dos órgãos envolvidos no projeto, ouviram a explanação do secretário de Agricultura de Dix-Sept Rosado, Sanimarcos Firmino, sobre as condições estruturais do assentamento, que ocupa uma área de 6.297 hectares.

No total, são 113 famílias distribuídas em 30 lotes com cada uma ocupando 30 hectares. O assentamento Terra da Esperança possui ainda 4.740 hectares de área coletiva e uma reserva ambiental de mata nativa com 1.557 hectares.

“Buscamos o apoio da UFERSA para o desenvolvimento de projetos e pesquisas voltados para agricultura familiar, apicultura, caprinocultura e o manejo florestal sustentável”, explica Sanimarcos Firmino secretário de agricultura de Dix-Sept Rosado.

O diferencial do assentamento é uma plantação com mais de mil cajaraneiras com uma produção de cerca de 200 toneladas da fruta. Os assentados também produzem mel e mantém uma criação de caprinos com mais de três mil animais.

Para traçar um plano de ação a ser viabilizado no assentamento, os integrantes da reunião agendaram para o próximo dia 13 de agosto, uma visita técnica ao assentamento Terra da Esperança. A Comissão é formada pelos professores da UFERSA Ludimilla Carvalho e João Liberalino; o estudante da pós-graduação, Raniere Lima; Giorgio Ribeiro, gerente da IAGRAM; Jorge Ferreira, técnico da Emparn; Sanimarcos Firmino, Secretário de Agricultura de Dix-Sept Rosado e Gilberto Martins, técnico da UFERSA.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Imagens da Maquete - Ginásio Municipal



A Secretaria de Obras do Município divulgou as imagens do projeto arquitetônico do Ginásio Municipal que está sendo construído na entrada da cidade, à rua Manoel Salviano - RN-117.

O Ginásio Municipal é uma das grandes obras que a cidade de Governador receberá desta administração tendo à frente a Prefeita Lanice Ferreira e o vice-prefeito Júnior Afonso, no valor de aproxmadamente R$ 1 milhão sendo parte destes recursos obtidos através de emendas federais e parte recursos do município.

Os banners com estas imagens estão expostos no Gabinete e podem ser vistos pelo público interessado.

Imagens da solenidade de estreia da TV Mossoro em Governador

Fotos - Cedidas à ASCOM

 Público prestigiou a solenidade e lotou prédio da Câmara Municipal



 Prefeita Lanice e vice prefeito Júnior Afonso (esq) com o secretário de Administração Francisco Ernesto (esq), vereador Edmar Carlos , empresário Antônio Edson e secretário de Saúde Reginaldo Claudino


 Apresentadora da TV Mossoró Elisângela Berti
 Mesa composta com as autoridades que falaram sobre a TV Mossoro em Governador

Márcio Sena (TV Mossoró) Rogério Pessoa (TV Mossoró) e Jordão Estevan (Brisanet) parceiros da Prefeitura de Governador nesta iniciativa.