Jornal da Cidadania

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Crianças do PETI e CRAS se divertem em dia de Lazer e recreação



Crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de Governador Dix-sept Rosado participaram na última sexta-feira, 28 de outubro, de um dia de lazer com banho de piscina e atividades esportivas e recreativas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com o PETI e CRAS disponibilizaram uma Chácara na zona rural de Mossoró para um dia de lazer e confraternização com as crianças e adolescentes dos programas sociais do município de Governador Dix-sept Rosado.

Com um total de 125 crianças e adolescentes, o passeio aconteceu com participação de funcionários e Orientadores Sociais dos Programas, equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, mães de algumas crianças e voluntários que se revezaram durante todo o dia nas atividades de coordenação de tarefas e jogos esportivos, dinâmicas recreativas além de limpeza e preparo de alimentos.

De forma preventiva a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma profissional de enfermagem para acompanhar as atividades, proporcionando uma pouco mais de segurança no caso de possíveis eventualidades.

“Foi um dia com muitas atividades. Um dia bem diferente que pode proporcionar muita recreação e diversão, tão importantes para o desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes atendidas pelos programas sociais”, explica Azariene Costa – Coordenador do PETI.

O secretário da Assistência Social Itamir Vieira ressaltou a missão de todos os que se envolvem no programa: "Nossa missão é proporcionar momentos de lazer e diversão como espaço de convivência e fortalecimento dos vínculos afetivos entre todas essas crianças já que para muitas delas, são raras as oportunidades de momentos recreativos como esses”, afirma Itamir.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Secretaria de Juventude oferta vagas no curso de Gestão Pública


A Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Desporto da cidade de Governador Dix-sept Rosado está com inscrições abertas para o Curso de Gestão Pública oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães –FUG. As aulas terão inicio neste 28 de outubro às 19h00min na Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado.

Os interessados deverão procurar o coordenador da Secretaria Jonathan Halyson na Sec. Mun. da juventude, Cultura e Desporto e efetuarem suas matriculas. As vagas são limitadas.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Juventude ou através dos telefones: (084)  3328-2054; (084) 9667-0243 - Jonathan Halyson.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Equipe Municipal do Programa Bolsa Família realizou renovação cadastral durante Caravana da Saúde





Nesta quarta-feira, 26 de outubro, uma equipe de 10 pessoas da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS de Governador Dix-sept Rosado – RN, participou da Caravana da Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do município através de diversas atividades com as famílias do Assentamento Osmar Vicente, desde atendimento médico, odontológico, e exames diversos, entrega de medicamentos, palestras educativas.

“Montamos uma tenda itinerante do programa Bolsa Família, onde tivemos a oportunidade de atender às famílias da comunidade, realizando a atualização cadastral das mesmas. Ainda ofereceremos orientação sobre as condicionalidades de saúde e educação do programa.” Destacou Myriã Pereira, coordenadora do Programa no município.

“Ações desse tipo favorecem as famílias que não precisarão se deslocar da zona rural até a zona urbana. A equipe do Programa Bolsa Família vai até as famílias e realiza a atualização cadastral. Em breve anunciaremos outras comunidades que serão atendidas pela Tenda Itinerante do Programa Bolsa Família” Itamir Vieira, Secretário Municipal de Assistência Social. Além da Renovação Cadastral, profissionais do CRAS realizaram oficinas e atividades lúdicas com crianças da comunidade.


Outras Imagens da Caravana da Saúde na Comunidade Osmar Vicente:








terça-feira, 25 de outubro de 2011

Caravana da Saúde levará diversas ações à comunidade Osmar Vicente



A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado realiza nesta quarta-feira, 26 de outubro a partir das 8h00 a ‘Caravana da Saúde’ na comunidade Osmar Vicente, zona rural da cidade de Governador.

A comunidade Osmar Vicente será a primeira a receber o projeto da Caravana que tem por objetivo realizar a oferta periódica de orientações e intervenções em saúde básica à população das comunidades rurais de Governador como: Consultas médicas, atendimento nutricional, odontológico, exame de prevenção do Câncer de Colo do Útero e Mama, consulta de pré-natal, aplicação de flúor, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, administração de vacinas entre outras.

 
Além da saúde outras atividades serão desenvolvidas a partir da participação das Secretarias de Educação, Obras, Assistência Social. Juventude, Cultura e Desporto e Meio Ambiente: Orientações sobre o Bolsa Família com atualização do cadastro (atendimento às condicionalidades como peso e medidas das crianças, vacinas e freqüência escolar), palestras educativas, orientações sobre coleta e os cuidados com o lixo, corte de cabelos, manicure e pedicure.

“Será um dia de muitas atividades em benefício da comunidade Osmar Vicente e de outras comunidades próximas, com a colaboração das Secretarias que compõem a atual administração, Conselho Municipal de Saúde e CEACRU. A caravana chega para levar os serviços de saúde e conscientizar a população a respeito de seu papel na multiplicação e manutenção da saúde da comunidade”, ressalta Reginaldo Claudino.

Abaixo, o quadro completo de serviços desta primeira edição da CARAVANA DA SAÚDE:

Atividades:
Saúde
- Consultas médicas
- Prevenção do colo do útero e mama;
- Exames Cito patológicos
- Palestra odontológica;
- Tratamento Dentário;
- Distribuição de kits odontológicos;
- Educador físico orientando exercícios para amenizar as dores na coluna;
- Aferição da pressão arterial;
- Teste de glicemia;
- Vacinas;
- Remédios com orientação médica;
- Consultas de Nutricionista
- Fisioterapeuta, além de agentes de endemias com trabalho focal no combate à dengue e distribuição de preservativos e panfletos de DST/AIDS e DENGUE, dentre outros.

Higiene e Limpeza
- Corte de Cabelos
- Manicure e Pedicure

Assitência Social e Cultura:
- Orientações sobre o Bolsa Família
- Atualização do cadastro (Condicionalidades – peso e medicadas das crianaçs, vacinas e freqüência Escolar).
- Cinema (Exibição de filmes e documentários).

Educação e Meio Ambiente:
- Exibição do vídeo – O veneno está na mesa
- Orientações sobre coleta e os cuidados com o lixo

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estudantes de Governador terão ônibus para levá-los ao ENEM

          A Secretaria Municipal de Educação de Governador Dix-sept Rosado informa que estará disponibilizando transporte para os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste sábado (22) e domingo (23) de outubro em Mossoró.

         Seis ônibus sairão da Praça central com saída às 10h00 neste sábado e no mesmo horário no domingo, transportando 218 alunos e os deixará nos locais de realização das provas.
       
        Outras informações podem ser obtidas com a coordenação/Secretaria de educação que estará no local aguardando os estudantes.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Secretário participa da Conferência Estadual de Assistência Social


O secretário municipal de Assistência Social do município de Governador Dix-Sept Rosado, Itamir Vieira juntamente com a servidora Daniela Maria de Souza, participam da VIII Conferência Estadual de Assistência Social realizada em Natal-RN.

A conferência que acontece desde o dia 17 e se encerra nesta quarta-feira 19 de outubro, tem por objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

“A conferência contou com palestras, debates, apresentação de painéis e consolidação de propostas para a VIII Conferência Nacional da Assistência Social que acontecerá em Brasília – DF”, explica o secretário Itamir Vieira.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), informam que o evento nacional será realizado em Brasília, Distrito Federal, no período de 07 a 10 de dezembro de 2011. 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Professores prestigiam jantar que celebrou data comemorativa


A prefeita Lanice Ferreira e a Secretária municipal de Educação Luciana Silveira celebraram juntamente com os professores do município o Dia dos Professores, no último sábado, 15 no Centro São José em Governador Dix-sept Rosado.

Em um jantar de confraternização os professores puderam celebrar a data comemorativa em um clima de muita descontração.

A secretária de Educação Luciana Silveira define que o evento foi um sucesso em participação e uniu ainda mais os profissionais do município.

A prefeita Lanice Ferreira aproveitou o momento para parabenizar os educadores e ressaltar a importância que a Educação tem para a administração municipal e de como os professores são agentes para o desenvolvimento através do amor à profissão e a dedicação para com seus alunos.

Confira mais imagens da Confraternização (Fotos - Digifotos):







sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Secretaria de Educação comemora Dia dos Professores com jantar neste sábado



A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado, através da Secretaria de Educação, oferecerá um jantar neste sábado a todos os professores da rede municipal de ensino, em comemoração ao Dia dos Professores.

A prefeita Lanice Ferreira e a secretária de Educação Luciana Silveira  destacam a importância dos professores como parceiros no processo de desenvolvimento do município através da educação e a importância de se celebrar a data. “Esperamos os professores para esse momento festivo”, ressalta Luciana Silveira.

O jantar em comemoração ao Dia dos Professores será realizado no Centro São José, a partir das 20 horas deste 15 de outubro.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças tem dia de muita diversão no circo Babalu



A alegria do circo tomou conta do Dia das Crianças na cidade de Governador Dix-sept Rosado.

Através de uma iniciativa conjunta das Secretarias de Educação, Assistência Social e de Juventude, Cultura e Desporto o Circo Babalu abriu os portões para receber as crianças do município que estudam até o 5º ano e dividir com elas momentos de muita diversão, com risadas e brincadeiras.

A Prefeita Lanice Ferreira esteve pela manhã no circo assim como os secretários da Assistência Social Itamir Vieira e da Educação, Luciana Silveira, assistiram a apresentação dos artistas e a alegria contagiante das crianças.

Ao todo 1.900 crianças terão acesso às sessões do circo no dia de hoje. O município realizou pela manhã duas sessões para os alunos das escolas Municipais Melquíades Lopes e Maria Gláucia, Escola Estadual Jerônimo Rosado, e escolas particulares Menino Jesus e a João Carlos e para todos os alunos que residem na zona rural, com distribuição de pipocas e balas.

Agora à tarde o circo realizará mais uma sessão para os alunos das Escolas Isaura Rosado e Educandário Dix-septiense. 














Confira algumas imagens dos alunos pela manhã no Circo Babalu:

















segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Produtores são convocados a participar de Chamada pública de compras

O município de Governador Dix-Sept Rosado realizou a primeira chamada pública para a compra de alimentos dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para este ano de 2011. 

A chamada foi publicada no Diário Oficial no dia 21/09 e os envelopes foram abertos hoje 10/10 às 11h. Mas, os interessados em participar na próxima chamada para o ano de 2012 já que muitos gêneros não estão em época de produção, devem procurar o Setor de Licitação da Prefeitura que funciona no prédio das Secretarias de Finanças e de Administração, onde poderá se informar sobre quais são e como apresentar documentação exigida dentro do procedimento.

A Lei 11.947/09 determina que pelo menos 30% da verba do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) devem ser destinados à compra de produtos alimentícios da agricultura familiar. E para que o produtor de gêneros alimentícios possa fornecer seus produtos tem que está habilitado. Essa habilitação, ou seja, condição de fornecedor é feita através de uma Chamada Pública realizada pelo município num tipo de licitação.

No dia 20 de julho foi realizado seminário sobre Agricultura Familiar, pelas Secretarias de Educação e de Agricultura que teve o objetivo de explicar aos agricultores do município a Lei 11.947/09 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

sábado, 8 de outubro de 2011

Programação da Semana das Crianças terá dia de lazer no Circo Babalu




As secretarias municipais de Educação, Assistência Social e de Juventude, Cultura e Desporto elaboraram em conjunto atividades referentes à Semana da Criança na cidade de Governador Dix-Sept Rosado para proporcionar muita diversão às crianças da cidade.
A programação para celebrar o Dia das Crianças começa antes mesmo do dia 12. Cada escola realizará atividades internas com a apresentação de projetos, gincanas e diversas brincadeiras. Algumas escolas vão realizar a abertura de suas atividades com caminhada pelas principais ruas da cidade, nos dias 10 e 11. Nestes dias também serão apresentadas sessões de cinema no prédio da Câmara Municipal, pela manhã e à tarde.
No dia 10, as sessões de cinema serão apresentadas para os alunos das escolas Melquíades Lopes e Maria Gláucia, e no dia 11 serão para os alunos da Escola Isaura Rosado e os do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Já no dia 12, quando se comemora realmente o Dia da Criança, a grande atração para as crianças será o Circo Babalu que apresentará três sessões, com distribuição de pipocas e balas para as crianças do município que estudam até o 5º ano, em torno de 1.900 crianças.
Na manhã do dia 12 haverá duas sessões. A primeira para os alunos das escolas Municipais Melquíades Lopes e Maria Gláucia, Escola Estadual Jerônimo Rosado, e escolas particulares Menino Jesus e a João Carlos.
A segunda sessão para todos os alunos que residem na zona rural do município que serão levados ao circo no transporte escolar. No final da tarde a sessão será para os alunos das Escolas Isaura Rosado e Educandário Dix-septiense que residem na cidade. Muita diversão para tornar o dia das crianças especial, do jeito que elas merecem.