Jornal da Cidadania

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cerca de 40 merendeiras de Governador Dix-sept Rosado participam de capacitação

Cerca de 40 merendeiras das escolas da rede municipal de ensino da cidade de Governador Dix-sept Rosado participaram de um curso de capacitação paramelhorar a qualidade da merenda escolar. O encontro será realizado quarta-feira e quinta-feira, 25 e 26 de julho, no Centro de Formação São José.
Durante os dois dias, o nutricionista André de Lima, que ministra o curso, explicará conceitos da Política de Alimentação Escolar, além de destacar a importância da merenda escolar para a incorporação de hábitos alimentares saudáveis e a garantia de condições nutricionais adequadas para os alunos.
A atividade tem como objetivo melhorar a merenda escolar oferecida aos alunos de Governador Dix-sept Rosado. O curso conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Justiça lança pedra fundamental do 57º Cartório Eleitoral em Governador Dix-sept Rosado

 A Justiça Eleitoral promoveu na segunda-feira, 23, a solenidade de lançamento da pedra fundamental, que marca o início das obras do 57º Cartório Eleitoral na cidade de Governador Dix-sept Rosado. O evento foi realizado no terreno onde será construída a sede. Na ocasião, o grupo Agapê fez uma apresentação teatral para os presentes, abrindo as atividades.

Participaram da cerimônia o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TER/RN), o desembargador Saraiva Sobrinho; a prefeita de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferreira; a deputada federal Sandra Rosado; o juiz eleitoral da comarca de Governador Dix-sept Rosado, Cláudio Mendes; o promotor da comarca de Governador Dix-sept Rosado, Daniel Lessa, entre outras autoridades.

De acordo com o desembargador Saraiva Sobrinho, a construção do 57º Cartório Eleitoral será possível graças à parceria entre os entes federativos que se uniram no sentido de beneficiar a população.

O terreno onde será construída a sede do órgão da Justiça Eleitoral foi doado pela prefeitura municipal de Governador Dix-sept Rosado e a verba de R$ 330 mil para a viabilização das obras é fruto de uma emenda da deputada federal Sandra Rosado. A previsão é que o Cartório Eleitoral seja concluído em nove meses.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Comerciantes declaram que reforma no Mercado Central reflete positivamente nas vendas

“Agora a coisa está boa. Temos um espaço organizado e  limpo para vender nossos produtos. Aqui melhorou 100%”. A declaração do vendedor Lucivan Rego, conhecido como Galego de Fernando, representa o sentimento comum aos comerciantes do Mercado Público Central Luiz de França Soares de Freitas em Governador Dix-sept Rosado após a reforma feita no espaço. O serviço foi entregue há população há três meses e já apresenta resultados.

Para Galego de Fernando, que trabalha há quase dois anos no local, a reforma melhorou a qualidade de vida dos comerciantes que atuam no mercado. “Antes aqui era só tábua, tudo desorganizado, só a pessoa vendo. Agora, a situação mudou, está que é uma beleza. Dá gosto de trabalhar”, diz Galego.

A comerciante Rosimeire Dantas, que atua há 18 anos no mercado, compartilha da opinião do seu colega de trabalho e vai além. Segundo ela, a reforma refletiu positivamente nas vendas no local. “Como o espaço está organizado, as pessoas têm gosto de estar no mercado e com mais gente visitando, consequentemente, melhora as vendas”, comemora.

Governador Dix-sept Rosado supera meta de vacinação estabelecida pelo MS

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Governador Dix-sept Rosado, encerrada na última sexta-feira, 13, superou a meta de 95% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). No município, foram imunizadas 97,61% das crianças menores de cinco anos.

A Campanha de Vacinação foi realizada de 16 de junho a 13 de julho. Nesse período, foram disponibilizadas vacinas nos Posto do Centro de Saúde, no Programa de Saúde da Família (PSF) 2, na sede da Caern, além de pontos de vacinação itinerante na zona rural do município.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governador Dix-sept Rosado relembra os 61 anos da morte de figura política que dá nome ao município

Nesta quinta-feira, 12, é feriado municipal em Governador Dix-sept Rosado em memória aos 61 anos da morte de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, importante figura política da região que dá nome ao município. Devido ao feriado, apenas os serviços essenciais serão mantidos em sua normalidade.

Emancipada em 4 de abril de 1963, a cidade que chamava-se Sebastianópolis recebeu o nome do então Governador do Estado em 1951. Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei Nº 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste.

Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em 25 de março de 1911, filho do farmacêutico Jerônimo Rosado. Quando adolescente, trabalhou na indústria de extração e comercialização de gesso fundada por seu pai. Alguns anos depois, tornou-se acionista e principal dirigente da empresa.
Desempenhou atividades empresariais e por quase 10 anos gerenciou a firma Mossoró Comercial Ltda. Não era um homem culto; era um homem trabalhador. Contava no seu currículo escolar apenas com o curso ginasial, mas era um empreendedor e excelente administrador.
Em 21 de março de 1948 foi eleito como terceiro prefeito constitucional de Mossoró, tomando posse do cargo no dia 31 do mesmo mês e ano. Através de seu dinamismo, revolucionou todos os setores do município, implantando uma administração arrojada. No entanto, ele não concluiu o seu mandato, que deveria terminar em 1951, para poder desbravar novos desafios políticos.
No dia 6 de junho de 1950 foi eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1951. Como Governador, formou um secretariado competente e impôs seu estilo de governo dinâmico e progressista, com muito trabalho e visão do futuro. Porém, seis meses após sua posse, o seu mandato foi bruscamente interrompido. Em 12 de julho de 1951, Dix-sept Rosado Maia foi vítima de uma tragédia nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Arraiá de São Joaquim promoverá tradicional festa em Governador Dix-sept Rosado

O grupo junino “Arraiá de São Joaquim” se prepara para a realização do seu Festival de Quadrilhas em Governador Dix-sept Rosado. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de julho, na quadra Vicente Carlos.
O Arraiá constará de apresentações de grupos juninos de Governador Dix-sept Rosado e de quadrilhas de 12 cidades da região. Um dos coordenadores da quadrilha, Marcelo Neves, explica que o evento oferecerá premiação aos 1º e 2º lugar nas categorias tradicional e estilizada.
Marcelo Neves informa que no primeiro dia do evento terá apresentações de quadrilhas locais e de um grupo de cantoria. No dia seguinte, será a vez de grupos das cidades da região se apresentarem. O encerramento da festa será com um grupo de forró pé-de-serra.
O Festival de Quadrilhas marca o encerramento da temporada 2012 de apresentações do Arrairá de São Joaquim. O grupo junino se apresenta desde o início do mês passado e já levou o nome de Governador Dix-sept Rosado para diversas cidades da região e de estados vizinhos.
A quadrilha Arraiá de São Joaquim se apresentou nas cidades de Monte Alegre, Mossoró, Caraúbas, Macau, Triunfo Potiguar, Alto do Rodrigues, Patú, Felipe Guerra e em Malta, na Paraíba.
O grupo junino existe há 11 anos e ao longo desse tempo colecionou inúmeros títulos. O Arraiá de São Joaquim, assim como as demais quadrilhas juninas do município, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Desporto de Governador Dix-Sept Rosado.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Arraiá Pai Fernandes realiza série de apresentações

A companhia de cultura junina Pai Fernandes está realizando uma série de apresentações desde o início do mês de julho. Com 13 anos de existência, o grupo junino é mais tradicional da cidade.
O grupo se apresentou na quinta-feira passada em Campo Grande, na sexta-feira em Governador. Sábado, a quadrilha se apresentou novamente em governador, no Arraiá de Pai Fernandes. E domingo, a quadrilha fez apresentações em Mossoró, no Arraiá de Sônia lanches.

Cooperativa Terra Livre apresenta programa Agenda 21 à comunidade de Governador Dix-sept Rosado

A cooperativa Terra Livre promoveu na semana passada um encontro com lideranças comunitárias e representantes de secretarias municipais, entidades e Organizações Não-Governamentais (ONGs) em Governador Dix-sept Rosado. A reunião, realizada na Igreja Cristã Evangélica, teve o objetivo de apresentar o programa Agenda 21.

O programa é uma ação da Petrobras, que será desenvolvido por meio da cooperativa acima citada. O Agenda 21 é um processo participativo multissetorial de construção de um programa de ação estratégica, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável.

Na ocasião, as ações do projeto foram apresentadas pela cientista social Cacilda Gama e a assistente social Monalisa Brito. Conforme as profissionais, a proposta do Agenda 21 é discutir com a comunidade um modelo de desenvolvimento sustentável para o município.

Para isso, segundo Cacilda Gama, será feito um levantamento socioambiental por meio de 350 questionários. Os resultados desta pesquisa serão levados à comunidade para serem debatidos. Na oportunidade, será criado um fórum para discutir as questões apontadas no questionário.