Jornal da Cidadania

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alunos de Governador Dix-sept Rosado participam de Semana Nacional do Trânsito

Cerca de 260 alunos da Escola Municipal Melquíades Lopes, em Governador Dix-sept Rosado, participaram das atividades da Semana Nacional do Trânsito. A programação de encerramento da iniciativa no município foi realizada na última sexta-feira, 21, em frente à sede da unidade de ensino.
Na oportunidade, foram realizadas apresentações culturais e educativas alertando sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. O momento contou com a participação de um guarda de trânsito e um “semáforo vivo”, com três pessoas com máscara e roupas nas cores verdes, amarelo e vermelho, ensinando as regras de tráfego para os pequeninos.
Além da apresentação de sexta-feira, durante toda a semana foi realizada uma vasta programação voltada para as crianças da escola municipal. Conforme a coordenadora pedagógica, Teresa de Freitas, foram desenvolvidas brincadeiras orientando sobre as regras do trânsito, apresentações de fantoche, passeio de um ônibus pelas ruas da cidade, exibição de vídeos, entre outras atividades.
O evento, que teve como tema “Respeite o Trânsito! Ame a Vida”, tem o intuito de orientar as crianças sobre a segurança no trânsito e a importância de se respeitar as leis de trânsito. “A proposta é desde cedo ensinar a respeitar as regras de trânsito, a fim de formar futuros motoristas mais conscientes”, destaca Tereza de Freias.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Equipes do Programa Agenda 21 iniciam estratégias de ação em Governador Dix-sept Rosado

Equipes responsáveis pela execução do programa Agenda 21 em Governador Dix-sept Rosado iniciaram nesta segunda-feira, 17, o levantamento das ruas da cidade para definir as estratégias de ações do projeto. O Agenda 21 é uma iniciativa da Petrobrás, desenvolvido pela cooperativa Terra Livre, em parceria com a prefeitura municipal.
O Agenda 21 é um processo participativo multissetorial de construção de um programa de ação estratégica, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável. Sua aplicabilidade se dá através de um levantamento socioambiental na cidade por meio de 350 questionários.
“O levantamento das ruas do município iniciado esta semana visa facilitar a aplicação destes questionários e otimizar as ações das equipes”, explica o coordenador de grupo, Artur Maurício. Ele informa que cinco equipes visitarão as residências da cidade para saber a opinião dos dix-septieneses sobre questões de sustentabilidade. A proposta é discutir com a comunidade um modelo de desenvolvimento sustentável para o município.
Os resultados da pesquisa serão levados à comunidade para serem debatidos. Na oportunidade, será criado um fórum para discutir as questões apontadas no questionário. 
Composto por governo e sociedade civil, o fórum será responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. As propostas discutidas e elaboradas a partir da discussão com a comunidade serão encaminhadas ao Poder Executivo municipal.
A iniciativa do Agenda 21 está sendo desenvolvida nos município de Alto do Rodrigues, Carnaubais, Areia Branca, Mossoró e Governador Dix-sept Rosado. O projeto objetiva criar um diálogo entre comunidade, empresas e município a fim de incentivar o desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado está concluindo o projeto da Adutora de Camurim a Pitombeira

A Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), está concluindo o projeto da Adutora de Camurim a Pitombeira. O serviço já está levando água encanada para famílias de seis comunidades rurais, antes abastecidas por carros-pipa ou através de água tratada em dessalinizadores.
Por meio do sistema de adutoras construído pela administração da prefeita de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferreira, a água começa a chegar às torneiras das comunidades AgroCamurim, Camurim, Pitombeira, Canudos, Malhada da Onça e Lagoa de Paus.
No serviço da adutora, além da ligação de água para os imóveis das comunidades rurais, a obra prever a construção de uma caixa de água elevada e de uma estação de tratamento da água, que será coletada no rio Apodi-Mossoró.
O serviço atende a um desejo antigo dos moradores das comunidades e vai beneficiar a população, em especial nos períodos de seca. “Com a obra, os moradores vão ter água encanada em casa, o que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas destas comunidades”, destaca a prefeita Lanice Ferreira.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Escolas de Governador Dix-sept Rosado recebem projeto da Petrobrás

Com o objetivo de esclarecer as crianças sobre a importância do Petróleo, a Petrobrás desenvolve um projeto que promove uma série de palestras nas escolas dos municípios produtores de petróleo. A partir desta quarta-feira, 5, a iniciativa chega ao município de Governador Dix-sept Rosado.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a estatal promoverá palestras nas escolas da zona urbana e rural do município, iniciando pela Escola Municipal Educandário Dix-septiense. A primeira palestra do ciclo será quarta-feira, 5, a partir das 9h.
Conforme o coordenador de comunicação e segurança da informação da Petrobrás, Geraldo Maia, a explanação é rápida, em torno de 15 minutos, e apresentará questões relevantes sobre a importância do petróleo para a população e os riscos da atividade petrolífera e do produtor em si. Ao final da palestra, será distribuído um kit, divulgando o número 0800 da empresa.
O projeto existe há quatro anos na região e anualmente abrange um setor específico. Conforme Geraldo Maia, nesse ano, foram contempladas as cidades de Areia Branca, Governador Dix-sept Rosado, Icapuí (CE) e Aracati (CE).