Jornal da Cidadania

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais de cem jovens participam de Conferência


A Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado recebe nesta manhã mais de cem jovens participantes da primeira Conferência Municipal da Juventude. O evento (iniciado às 7h30 com encerramento previsto para 12h00) é promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Desporto da cidade de Governador e trabalhou eixos temáticos que estão sendo discutidos a nível nacional e preparando os representantes que devem participar da Conferência Estadual da Juventude ainda este mês.

A Conferência teve início com a fala das autoridades presentes e convidados à mesa entre eles a prefeita Lanice Ferreira, o vice-prefeito Júnior Afonso o secretário municipal de Juventude Cultura e Desporto José Emídio e o palestrante convidado Diassis Araújo.

A prefeita Lanice Ferreira destacou em sua fala a criação desta secretaria e investimentos que o município realiza para a juventude urbana e rural relacionados a lazer, cultura e desporto.

O palestrante convidado, Diassis Araújo e ex-secretário de educação do município e atua na Ong Visão Mundial. Ele apresentou um vídeo em que reflete sobre a atuação da juventude nas últimas décadas e em seguida tratou dos eixos temáticos a serem trabalhados pelos jovens divididos em grupos como: Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território, Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e vida segura e Direito à participação.

Para o coordenador municipal da Secretaria de Juventude, Cultura e Desporto, Jonathan Alisson a participação dos jovens demonstrou o interesse e o engajamento da juventude dixseptiense em busca de melhores condições de vida, de trabalho e de desenvolvimento no município.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prefeita Lanice Ferreira pede à governadora estadualização de estrada da Pedrinha

A Prefeita Lanice Ferreira e o vice-prefeito Júnior Afonso participaram do evento de instalação da Governadoria em Mossoró na tarde de ontem (28) por parte da governadora Rosalba Ciarlini que reuniu autoridades de vários municípios do estado em frente ao Casarão Lili Duarte.

Prefeita Lanice e a vereadora Nicélia de Bonifácio

Além da Prefeita Lanice e do vice-prefeito Júnior Afonso estavam presentes outras autoridades da cidade de Governador Dix-sept Rosado entre eles secretários municipais e vereadores.

Lanice Ferreira ressaltou na ocasião festiva a importância da sede da Governadoria ficar por alguns dias na capital do oeste como momento de aproximação maior com prefeituras da região e aproveitou para fazer um importante pleito em prol do município:

“Sempre somos bem atendidos pela Governadora Rosalba que reconhece nosso trabalho e aproveitamos esta ocasião para lhe entregar, através de Fátima Moreira, um ofício com o pedido da estadualização da estrada da Pedrinha”, reforça a Prefeita.

A estadualização da estrada da Pedrinha com acesso à BR-405, segundo a prefeita Lanice Ferreira é hoje utilizada para serviços da empresa Petrobrás, mas principalmente pelos moradores dos assentamentos como via de acesso a cidades do Alto Oeste Potiguar. Uma vez que receba investimentos que melhorem suas condições de tráfego deverá beneficiar muito mais famílias e facilitar o crescimento do município de Governador.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto Conviver comemora Dia Nacional do Idoso

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, realizará a XII Confraternização do Projeto Conviver que atende a 130 idosos da zona urbana e rural do município de Governador Dix-sept Rosado – RN.

A confraternização acontecerá às 16h00min no Centro de Formação São José e contará com uma palestra sobre Violência contra o Idoso com a Assistente Social Agslene Agripino, voluntária do Projeto.

O Projeto Conviver atende a idosos referenciados ao CRAS que participam semanalmente de oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos familiares. Além das reuniões realizadas na zona urbana, começaram a ser realizadas também reuniões na zona rural para as comunidades que já participam mensalmente da confraternização.

Dinâmicas de grupo, atividades lúdicas, orientação social, cuidados sobre saúde e qualidade de vida são ações freqüentes desenvolvidas com os idosos que já participaram também de viagens a praia.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto Cultural - Cine Dix-sept Rosado continua promovendo a sétima arte

O Projeto Cultural Cine Dix-sept Rosado realizado todas as sextas-feiras na sede da Câmara Municipal em Governador Dix-sept Rosado continua atraindo um público cativo e promove entre os dixseptienses a sétima arte.
O Projeto que está no seu segundo ano de realização é realizado pela Secretaria de Juventude, Cultura e Desporto em parceria com a Secretaria de Assistência Social apoiadas pela Prefeitura Municipal e Ministério da Cultura (Cine Mais Cultura), com exibições de filmes nacionais e estrangeiros. O Apoio do Ministério da Cultura veio através de equipamentos que permitem a exibição dos filmes concedidas a secretarias cujas cidades não possuem salas de cinemas.
Nesta sexta o projeto exibirá a partir das 19h00 o filme ‘Os Smurfs’ que retoma em novo formato um dos sucessos de animação da década de oitenta. O filme possui classificação Livre para todas as idades.
SINOPSE DO FILME - Quando o mago malvado Gargamel expulsa os pequenos seres azuis da sua vila, eles rolam do seu mundo mágico e caem no nosso – mais precisamente, bem no meio do Central Park de Nova York. Os Smurfs precisam encontrar um jeito de voltar para a vila antes que Gargamel os localize. Diversão garantida Para a familia inteira!

Programa de Formação pela Escola inicia módulo com 65 cursistas


A tutoria Municipal do Programa Formação pela Escola realizou no último dia 20 o módulo PDDE e Competências Básicas (2ª turma) com os cursistas inscritos no Encontro presencial inicial, realizado na Escola Municipal Isaura Rosado.  
O Programa Formação pela Escola é um programa do governo federal que em parceria com as  prefeituras,  está sendo implantado nos municípios através do PAR - Plano de Ações Articuladas e será realizado em forma de cursos a distância, onde serão desenvolvidos módulos com carga horária de 40 horas cada.
Esse programa  é voltado para pessoas que atuam com os programas do FNDE ou aquelas da comunidade que estejam interessadas em conhcer a realidade de cada programa. No  programa será ofertado o módulos: Competências Básicas, PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, PLI - Progama do Livro, PNATE - Programa Nacional deApoio ao Transporte Escolar, FUNDEB, Controle Social para Conselheiros, Prestação de contas entre outros.
O município assinou um acordo que visa trabalhar com esse programa durante dois anos. As pessoas interessadas devem procurar a Tutora Municipal  Luzia Tavares na Secretaria Municipal de Educação e fazer a sua pré-matrícula.
“No mês de agosto o município trabalhou com uma turma de Competências Básicas, com 38 participantes e agora está iniciando mais duas turmas com um total de 64 cursistas”, explica a coordenadora professora Luzia Tavares.
Maiores informações entrar em contato com a coordenação (através de Luzia Tavares – Cel.9629-0426 – e-mail: luziatavares12@hotmail.com).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Saúde divulga relatório com metas de vacinação atingidas



A Secretaria de Saúde de Governador Dix-sept Rosado realizou relatório de avaliação das campanhas nacionais de vacinação de Combate a Influenza, Poliomielite e Sarampo realizadas com intuito de promover a imunização dos idosos e crianças do município.

De acordo com o relatório na Campanha de Influenza atingiu-se a meta que era 80% e o nosso resultado foi de 82%; Na 1ª Etapa de Pólio ocorrido no mês de junho de 2011 a meta era 95% mas devido a falta de vacina na II URSAP por mais de 1 semana o município teve uma cobertura de 90%.

A mais recente campanha - a 2ª Etapa de Pólio (meta 95%) e a vacinação contra Sarampo (meta 95%), encerrada no dia 16 de setembro de 2011, atingiu-se 93% de Pólio e 89% de Tríplice Viral (Sarampo). “Contudo as nossas equipes de Saúde da Família realizaram nos dias 15 e 16 uma busca ativa casa-a-casa de todas as crianças que não foram vacinadas, de forma alcançar a meta. Estes últimos ainda não foram anexados nesse percentual total”, explica o secretário municipal de saúde, Reginaldo Claudino. 

CONVITE - Conferência Municipal da Juventude


CONVITE
         A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Cultura e Desporto convidam Vossa senhoria para participar da  1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, que será realizada no dia 30 de setembro de 2011, às 07h30min, na Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado.
Tema: “JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS”.

Confiram a programação do evento:

HORÁRIO
ATIVIDADE
07h30min
Inscrição de participantes
08h00min
Formação de mesa
Abertura oficial com o Hino Nacional e do do Município
Apresentação da Mesa
09h00min
Palestra com o tema: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação Direitos. Com Diassis Araújo formado em Ciências Sociais, e ex-secretário de Educação. Trabalha hoje na Visão Mundial
10h00min
Trabalhos em grupos temáticos:

EIXO 01: Direito ao desenvolvimento integral;
EIXO 02: Direito ao Território;
EIXO 03: Direito à experimentação e qualidade de vida;
EIXO 04: Direito à diversidade e vida segura:
EIXO 05: Direito à participação.
10h30min
Lanches
10h50min
Apresentação cultural (GovDance)
11h00min
Apresentação das propostas
12h00min
Eleição para delegados a conf. Estadual





segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prefeita Lanice Ferreira e gestoras de mais três municípios seguem para Brasília

As prefeitas Lanice Ferreira de Macedo (Governador Dix-sept Rosado), Shirley Targino (Messias Targino), Maristela Freire (Upanema) e Maria Miriam (Taboleiro Grande) seguem nesta terça-feira (13/09) para Brasília (DF) para cumprir agenda junto aos parlamentares do Rio Grande do Norte e instituições federais.

As gestoras seguem com o intuito agilizar a liberação de recursos já garantidos através emendas parlamentares para projetos aprovados nos seus municípios, mas que, por razões desconhecidas, ainda não foram liberadas.


Juntas, as prefeitas também seguem até quinta-feira participando de reuniões junto à direção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Saúde e também conversarão com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

“Cada prefeitura tem seus compromissos, mas seguiremos juntas, pois além de resolver pendências, podemos obter mais apoio para os municípios”, explica a prefeita de Governador Dix-sept, Lanice Ferreira.

No caso do município de Governador Dix-sept várias obras vem sendo realizadas na cidade a partir das parcerias realizadas com governo federal e com a garantia de recursos por emendas parlamentares entre elas, a construção do novo Abatedouro Público Municipal, Reforma do Mercado Público, construção do Ginásio de Esportes e Escola Pro-Infância.

Esta escola, destinada a Educação Infantil, conta com recursos de mais de um milhão de reais, parte assegurada pelo FNDE e está em ritmo acelerado. A escola classificada como nível B contará com uma estrutura modelo e beneficiará cerca de 240 crianças da cidade. “É uma das obras mais importantes da nossa gestão que vai atender a uma necessidade das famílias a partir das nossas crianças”, ressalta Lanice. 

QUADRO – PRINCIPAIS OBRAS EM GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO E VALORES:

OBRAS PARA O DESENVOLVIMENTO
INVESTIMENTOS
Construção da Escola Pro-Infância
Mais de R$ 1 milhão
Construção do Novo Abatedouro Municipal
R$ 500 mil
Reforma do Mercado Público
R$ 241 mil
Construção do Ginásio de Esportes
Mais de R$ 900 mil
Construção de duas UBS
R$ 450 mil

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Crianças do PETI se divertem em aula de Biscuit



No dia 1º de setembro de 2011 foi relizada na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI de Governador Dix-Sept Rosado – RN uma oficina de biscuit, ministrada pela assistente em administração Jarlene Morais. Auxiliaram no trabalho realizado os monitores João Abner, Walfredo Júnior e Edna Karidja, além da coordenadora do Programa Azariene Costa e a servidora Elaine.
As crianças e adolescentes assistidos pelo Programa PETI tiveram inicialmente algumas noções básicas de como trabalhar a massa do biscuit, os cuidados com a higiene durante a execução dos trabalhos, materiais utilizados e a importância da imaginação e criatividade.
Logo em seguida, foi distribuída a massa a ser trabalhada, produzida na própria sede do PETI. 

Os alunos puderam escolher a cor que queriam manusear. Foi proposta a produção de um ursinho demonstrado em revista e, como todos concordaram, iniciou-se a produção dos trabalhos.

Percebeu-se ao longo do processo de produção que muitos dos envolvidos têm uma boa coordenação motora, boa percepção de simetria, delicadeza e criatividade para acrescer detalhes na peça produzida.
Ao final da oficina, as crianças e adolescentes participantes demonstraram satisfação ao ver o que conseguiram produzir e puderam levar os trabalhos para casa.

Imagens da Palestra realizada em Governador pelo reitor da UFERSA




Reitor da Ufersa Josivan Menezes enquanto fala sobre as oportunidades para os jovens do Semi-árido em palestra realizada na Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado numa promoção da Secretaria de Juventude, Cultura e Desporto. 27/08/2011.