Jornal da Cidadania

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Secretaria de Assistência Social inicia atualização do Bolsa Família em Governador Dix-sept Rosado

A Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou o processo de atualização cadastral para o Programa Bolsa Família. As atividades de levantamento de dados dos beneficiários começaram esta semana.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família no município, Miriã Pereira, a equipe composta por seis entrevistadores e um representante de assistência social irá de casa em casa para fazer a atualização dos dados dos beneficiários. A vista domiciliar teve início na área urbana e se estenderá aos moradores da zona rural.

A atualização dos dados do Bolsa Família atende a uma orientação do Governo Federal e deve ser feita a cada dois anos ou quando houver mudança de endereço, transferência da escola das crianças e/ou adolescentes, alterações na renda familiar, no número de pessoas da família ou do responsável por ela. “As pessoas que não fizerem a atualização dos dados correm o risco de terem problemas, como o bloqueio ou cancelamento do benefício”, alerta a coordenadora.

Miriã Pereira explica que nessa ação, não há a necessidade dos atendidos pelo programa irem à Secretaria de Ação Social. “Os representantes da assistência social irão às casas do beneficiário”, informa. Ela enfatiza que as pessoas devem aguardem a visita da equipe às suas residências.

No município, mais de duas mil pessoas são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. “A expectativa é que até o final do ano todas as famílias beneficiadas e os beneficiários em potencial do programa serão visitados pelas equipes”, diz Pereira. Os dados atualizados serão encaminhados para o Governo Federal.