Jornal da Cidadania

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Abastecimento de água chega às comunidades rurais de Governador Dix-sept Rosado


A água encanada começa a chegar a seis comunidades rurais de Governador Dix-sept Rosado, através da Adutora de Camurim a Pitombeira. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e contou com investimento de mais de R$ 611 mil.
O serviço da adutora atende um desejo antigo dos moradores das comunidades, que antes eram abastecidas por carros-pipa ou através de água tratada em dessalinizadores. A moradora do sítio Pitombeira, Rita Brito, destaca os benefícios trazidos pela adutora na comunidade. 
“Antes era uma dificuldade, a gente tinha que comprar carro-pipa ou ir buscar água no rio. Hoje, com água encanada em casa, tudo está mais fácil. Temos água para tomar banho, lavar roupa e fazer os afazeres da casa. A adutora é um desejo antigo da comunidade que hoje é uma realidade”, enfatiza Rita Brito.
A moradora do sítio Canudos, Antônia Neuza, compartilha da mesma opinião. “É uma satisfação ver a água saindo das torneiras. Essa água é uma benção. Hoje temos uma água forte e boa para beber, cozinhar e fazer os afazeres domésticos”, frisa Antônia Neuza.
O sistema da Adutora de Camurim a Pitombeira atenderá as comunidades AgroCamurim, Camurim, Pitombeira, Canudos, Malhada da Onça e Lagoa de Paus. No serviço, além da ligação de água para os imóveis das comunidades rurais, a obra prever a construção de uma caixa de água elevada e de uma estação de tratamento da água, que será coletada no rio Apodi-Mossoró.