Jornal da Cidadania

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Escolas de Governador Dix-sept Rosado são contempladas com o Projeto Mais Educação


A partir de outubro, quatro escolas da rede municipal de ensino em Governador Dix-sept Rosado terão aula em tempo integral dentro do Projeto Mais Educação. O município foi contemplado para desenvolver o programa do Governo Federal que aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades extracurriculares.
Para esclarecer e capacitar educadores para o projeto, a consultora técnica do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Andréia Rocha, esteve reunida com representantes do município. Participaram do encontro a prefeita Lanice Ferreira, a Secretária Municipal de Educação, Luciana da Silveira, as coordenadoras do projeto Mais Educação no município, Valkíria Silva e Iolanda Dantas, e professores da rede municipal de ensino.
O Projeto Mais Educação será desenvolvido nas seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Educandário Dix-septiense; Escola Municipal Isaura Rosado; Escola Municipal Antônio Lopes Alves, no sítio Camurim; e Escola Municipal Francisco Queiroz, na comunidade de Três Marias. Cerca de 700 alunos serão beneficiados com o programa.
Andréia Rocha explica que os alunos terão aulas em dois turnos, sendo um com disciplinas curriculares como matemática, português e ciências, e o outro turno atividades extracurriculares como capoeira, aulas de dança, atividades recreativas, entre outras. Estas últimas atividades serão oferecidas por monitores, que podem ser estudantes universitários ou estudantes do ensino médio.
Como os alunos das unidades contempladas pelo projeto irão passar o dia na escola, eles receberão uma alimentação especial, com lanche da manhã, almoço e merenda à tarde. O cardápio elaborado pelo nutricionista do município.
O programa Mais Educação é um programa do Governo Federal em parceria com o município. O Programa, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. A expectativa é que até 2020 todas as escolas públicas tenham aulas em tempo integral.