Jornal da Cidadania

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Professores acatam proposta do Município



A representação dos professores já recebeu e acatou a proposta do município de reajuste de atualização do piso salarial da categoria, durante reunião realizada na manhã de hoje, no Gabinete da Prefeita Lanice Ferreira. O retorno dos professores deverá ser feito ainda esta semana, após o diálogo com a categoria em assembléia a ser realizada amanhã, terça-feira.
A solicitação dos professores era por um reajuste 15,89% sobre o salário base do professor que a Prefeita Lanice Ferreira decidiu conceder após novos cálculos apresentados à ela na última sexta-feira (03), mas informando que para isso serão comprometidos 92% da verba do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) e que para tanto haverá necessidade de sacrificar outras medidas setoriais da Administração, a fim de cumprir com o reajuste acima.
A Prefeita Lanice Ferreira entende que a decisão é de risco e que implicará necessariamente no comprometimento de outras verbas do Município, mas pondera que a visão da Administração é a de priorizar o reajuste salarial dos professores em detrimento das outras iniciativas administrativas, objetivando compatibilizar a ação Administrativa e os interesses e necessidades da categoria profissional.
O Executivo encaminhará ainda nesta segunda-feira o Projeto de Lei com o referido reajuste à Câmara Municipal, cujos efeitos financeiros retroagirão a abril de 2011, tendo em vista da Decisão do STF sobre a constitucionalidade do piso se deu naquela data, com o pagamento referente a abril na primeira quinzena de julho e o referente ao mês de maio, pagamento na primeira quinzena de agosto.
“Tudo correu bem para o acordo e agora esperamos que os professores retornem às salas de aula com a devida valorização a que pleitearam”, ressalta a secretária de Educação do município Luciana Silveira;