Jornal da Cidadania

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Produtores participarão de Torneio Leiteiro no P.A. Terra de Esperança


A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural realiza o 1º Torneio Leiteiro nos dias 01 e 02 de julho, no Projeto de Assentamento Terra de Esperança, localizado a zona leste, distante 9Km da sede. A expectativa é que o evento reúna cerca de 50 produtores de todo o município.
O evento, que tem tido o apoio e a participação da Prefeita Lanice Ferreira, visa estimular a produção de leite de cabra que vem se tornando uma alternativa econômica lucrativa e de custo baixo para os produtores da cidade que decidem investir, já que o litro do leite de cabra está sendo comprado dos produtores a R$ 1,30 - mais valorizado do que o litro de leite de vaca comprado dos produtores a R$ 0,70.
Essa valorização está principalmente no mercado consumidor. Segundo o secretário de Agricultura, Sanimarcos Firmino a indústria de lacticínios vem se mostrando disposta a comprar a produção de leite de cabra disponível para usar em diversos produtos, incluindo o leite em pó, queijos e outras variedades, por suas inúmeras propriedades nutricionais.
No Torneio Leiteiro os produtores poderão participar de várias categorias de concurso leiteiro e também negociar seus animais no ‘Chiqueiro de Negócios’ com o apoio do Sebrae. O objetivo do Chiqueiro de Negócios é fazer com que os criadores possam melhorar a qualidade do rebanho, trocando animais ou vendendo aqueles que já não lhes interessa. “Será uma oportunidade também de estender os negócios com os parceiros”, explica Sanimarcos.

MELHORIAS
Um dos produtores que tem investido na criação de caprinos e na produção de leite de cabra é Raimundo Melquíades, do sítio Pitomba. Após receber as instruções da Secretaria de Agricultura e da ASCOM através do Sebrae, decidiu construir um cercado para a ordenha das cabras. Atualmente ele produz cerca de dez litros/dia, mas pretende, em breve, dobrar a produção para doze litros por dia, fazendo assim uma renda de setecentos reais/mês apenas com o leite de cabra. “Acredito que vou melhorar muito a renda quando conseguir aumentar a produção”, ressalta Raimundo.

São parceiros desse primeiro Torneio: ADRS; ASCOM; Associação P.A. Terra de Esperança; Associação dos Produtores de Leite de Governador (ASPROLGOV); CEACRU; STTR; Leite do Sertão; SEBRAE; IFERN; UFERSA; Secretaria de Obras.
Apoiam o evento: Mercantil Rural; Rede 10 Arimatéia; Construção Diniz; J. A. Autopeças; Ponto da Carne; Posto São Sebastião; Galego do Feijão; Paulo Júnior-Gás.






PROGRAMAÇÃO DO TORNEIO: