O primeiro Torneio Leiteiro do município de Gov. Dix-Sept Rosado superou as expectativas dos realizadores. O evento foi realizado nos dias 01 e 02 de julho, no P. A. Terra de Esperança e contou com a boa participação de produtores, apoiadores e autoridades. Criadores e expositores comemoraram o evento principalmente a comunidade local por sentirem-se prestigiados diante desta realização no Assentamento.
Por lá, estiveram presentes várias autoridades como a Prefeita Lanice Ferreira, secretários municipais, representantes do Governo do Estado (Sr. José Simplício), IFERN (Faviano Costa), SEBRAE (Dr. Gerônimo Frota), EMPARN (Dr. Jorge), ASCCOM (Dr. Emanuel, Gerônimo e Benício), UFERSA (Ms. Gilberto Martins e a Dra. Ludimilla), CEACRU (Sr. Eduardo, Arineide, Filho e Gil), STTR (Sr. Bastos e toda equipe), Câmara de Vereadores e outros. Tiveram participando também os integrantes da Feira da Agricultura Familiar do município que apresentaram e comercializaram seus produtos.
Em seu discurso a Prefeita Lanice Ferreira pediu ao Secretário de Agricultura para que no próximo ano o 2º Torneio Leiteiro fosse realizado no mesmo local e se comprometeu em dar um apoio ainda maior à realização do evento.
"Tenho certeza que o próximo torneio será muito melhor. Confio na competência e determinação do Secretário Sanimarcos, que juntamente com os ADRS, a ASCCOM e a Associação do P.A. Terra de Esperança, programará e realizará um evento com maior expressão. Contem com todo meu apoio, afirmou a prefeita Lanice Ferreira.
A Associação dos Produtores de Leite do Município (ASPROLGOV) participou ativamente da organização do evento, na pessoa de Raimundo Avelino (Sula), em que o mesmo ressaltou, em público, a importância do torneio para incentivar a produção de leite em Governador Dix-Sept Rosado.
Segundo o Secretário de Agricultura Sanimarcos Firmino, o evento foi muito importante para a cadeia produtiva da caprinovinocultura do município.
"Há muito tempo, eu sentia a necessidade da realização desse evento. Acredito que este serviu de ponto de partida para outros, pois foi muito positivo. Agradeço a todos que contribuíram. Tenho certeza que o evento agradou a todos aqueles que participaram ativamente, pois tal evento teve cunho sócio econômico e cultural. É disso que precisamos: Dar o incentivo ao produtor para que ele tenha o interesse de criar e melhorar seu rebanho, buscando renda com atividade, e a visão de melhorar seus animais para estarem preparados não só para esse evento, como também para participarem em outros municípios do nosso estado".