Jornal da Cidadania

terça-feira, 6 de março de 2012

Governador Dix-Sept Rosado registra índice de desempenho do SUS próximo da média nacional


Na avaliação do Ministério da Saúde sobre a qualidade no atendimento, Governador Dix-Sept Rosado obteve uma média de 5,02, indicador que ficou bem próximo da média nacional, cuja pontuação é de 5,47. Os dados são referentes ao Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), que avalia todos os municípios e estados, bem como o desempenho a nível nacional, com base numa escala que vai de 0 a 10.
 
Governador Dix-Sept Rosado obteve média 10 em cinco indicadores: cobertura populacional estimada pelas Equipes Básicas de Saúde; cobertura populacional estimada pelas Equipes Básicas de Saúde Bucal; proporção de exodontia em relação aos procedimentos; proporção de cura de casos novos de hanseníase; e coberturacom a vacina tetravalente em menores de 1 ano.

O Idsus é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. O índice é resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliam a qualidade do serviço oferecido.