Jornal da Cidadania

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governador Dix-sept Rosado relembra os 61 anos da morte de figura política que dá nome ao município

Nesta quinta-feira, 12, é feriado municipal em Governador Dix-sept Rosado em memória aos 61 anos da morte de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, importante figura política da região que dá nome ao município. Devido ao feriado, apenas os serviços essenciais serão mantidos em sua normalidade.

Emancipada em 4 de abril de 1963, a cidade que chamava-se Sebastianópolis recebeu o nome do então Governador do Estado em 1951. Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei Nº 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste.

Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em 25 de março de 1911, filho do farmacêutico Jerônimo Rosado. Quando adolescente, trabalhou na indústria de extração e comercialização de gesso fundada por seu pai. Alguns anos depois, tornou-se acionista e principal dirigente da empresa.
Desempenhou atividades empresariais e por quase 10 anos gerenciou a firma Mossoró Comercial Ltda. Não era um homem culto; era um homem trabalhador. Contava no seu currículo escolar apenas com o curso ginasial, mas era um empreendedor e excelente administrador.
Em 21 de março de 1948 foi eleito como terceiro prefeito constitucional de Mossoró, tomando posse do cargo no dia 31 do mesmo mês e ano. Através de seu dinamismo, revolucionou todos os setores do município, implantando uma administração arrojada. No entanto, ele não concluiu o seu mandato, que deveria terminar em 1951, para poder desbravar novos desafios políticos.
No dia 6 de junho de 1950 foi eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1951. Como Governador, formou um secretariado competente e impôs seu estilo de governo dinâmico e progressista, com muito trabalho e visão do futuro. Porém, seis meses após sua posse, o seu mandato foi bruscamente interrompido. Em 12 de julho de 1951, Dix-sept Rosado Maia foi vítima de uma tragédia nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe.