Jornal da Cidadania

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Equipes do Programa Agenda 21 iniciam estratégias de ação em Governador Dix-sept Rosado

Equipes responsáveis pela execução do programa Agenda 21 em Governador Dix-sept Rosado iniciaram nesta segunda-feira, 17, o levantamento das ruas da cidade para definir as estratégias de ações do projeto. O Agenda 21 é uma iniciativa da Petrobrás, desenvolvido pela cooperativa Terra Livre, em parceria com a prefeitura municipal.
O Agenda 21 é um processo participativo multissetorial de construção de um programa de ação estratégica, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável. Sua aplicabilidade se dá através de um levantamento socioambiental na cidade por meio de 350 questionários.
“O levantamento das ruas do município iniciado esta semana visa facilitar a aplicação destes questionários e otimizar as ações das equipes”, explica o coordenador de grupo, Artur Maurício. Ele informa que cinco equipes visitarão as residências da cidade para saber a opinião dos dix-septieneses sobre questões de sustentabilidade. A proposta é discutir com a comunidade um modelo de desenvolvimento sustentável para o município.
Os resultados da pesquisa serão levados à comunidade para serem debatidos. Na oportunidade, será criado um fórum para discutir as questões apontadas no questionário. 
Composto por governo e sociedade civil, o fórum será responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. As propostas discutidas e elaboradas a partir da discussão com a comunidade serão encaminhadas ao Poder Executivo municipal.
A iniciativa do Agenda 21 está sendo desenvolvida nos município de Alto do Rodrigues, Carnaubais, Areia Branca, Mossoró e Governador Dix-sept Rosado. O projeto objetiva criar um diálogo entre comunidade, empresas e município a fim de incentivar o desenvolvimento sustentável.