Jornal da Cidadania

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Estudantes de Governador Dix-sept Rosado participam de visita técnica ao Poço Feio

Alunos da Escola Municipal Educandário Dix-septiense, da cidade de Governador Dix-sept Rosado, participaram ontem, 10, de uma visita técnica ao Poço Feio. A atividade fez parte da programação de encerramento do Projeto “Meu Município, Meu Ambiente”, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) na cidade.
O projeto está sendo desenvolvido em Governador Dix-sept Rosado desde a última terça-feira, 8, e tem como objetivo sensibilizar alunos e pessoas da comunidade sobre a importância da educação ambiental. Durante a semana foram realizadas palestras educativas sobre poluição sonora, oficinas de reciclagem, apresentações de Ecofilmes e minucurso de turismo ambiental para estudantes da área urbana e zona rural.
Esta última atividade foi realizada durante a visita ao Poço Feio. Na área os estudantes foram estimulados a ver a percepção do ambiente, à prática da educação ambiental e a observar o impacto da ação do homem no meio ambiente. Os alunos também levaram sacolas para recolher o lixo encontrado ao longo da trilha de acesso ao poço, praticando as noções de preservação de meio ambiente e cidadania.
Para o estudante Junivan Alexandro Costa, a experiência foi ótima. “Pude perceber como está a caverna e a área do Poço Feio e tive orientações de preserva a área ambiental. É uma atividade muito boa e os ensinamentos adquiridos hoje vou levar por toda a vida”, declara.
Na visita, os estudantes estavam acompanhados de técnicos do Idema, professores da escola municipal, representantes do Conselho Tutelar e de Dário Júnior e Walkíria Silva, representantes da Secretaria Municipal de Educação.
 De acordo com declarações dos próprios alunos, mais que uma atividade recreativa, o passeio foi uma verdadeira aula de preservação do meio ambiente.
Além de despertar a consciência ambiental nos jovens, a atividade teve o intuito de resgatar as potencialidades turísticas da região, segundo informa a coordenadora de Planejamento e Educação do Idema, Silvana Gomes. Ela enfatiza que Governador Dix-sept Rosado tem um potencial muito grande para o turismo sustentável.