Jornal da Cidadania

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado e Idiarn disponibilizam três mil vacinas contra a febre aftosa

A Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está intensificando as ações da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A iniciativa está sendo acompanhada pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn). Juntos, os órgãos estão disponibilizando três mil vacinas para a cidade.
De acordo com o Secretário Municipal da Agricultura, Sanimarcos Firmino, existem cerca de quatro mil animais no município. “Como muitos produtores já compraram suas vacinas, as três mil doses disponibilizadas pela Prefeitura e Idiarn serão suficientes para imunizar todo o rebanho”, esclarece o secretário.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está prevista para encerrar na quinta-feira, 31, e as declarações de vacinação serão emitidas até o dia 15 de junho, sem prorrogação. Sanimarcos Firmino alerta aos criadores sobre a importância de imunizar o seu rebanho e acrescenta que eles devem estar atentos aos prazos.
Somente com o gado vacinado é possível garantir a saúde dos animais e obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para venda e transporte de animais e para obtenção de financiamentos. “O criador que não vacinar os animais dentro do prazo também pode ser penalizado com multa”, enfatiza.
Os criadores cadastrados devem procurar a Secretaria de Agricultura para adquirir as doses das vacinas. “Serão disponibilizadas até 10 doses por criador”, diz Firmino. Ele informa que os criadores que não tiverem sido cadastrados e ainda não vacinaram seu rebanho também podem procurar a Secretaria para efetuar o cadastramento e ter direito ao benefício.
Em relação à febre aftosa, atualmente o Rio Grande do Norte está classificado como área de médio risco com vacinação. Para mudar sua condição para área livre com vacinação, as prefeituras estão desenvolvendo um intenso trabalho de imunização do rebanho.