Jornal da Cidadania

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Governador Dix-sept Rosado tem documentação regularizada para receber recursos federais

Dos 139 municípios potiguares que tiveram estado de emergência decretado por causa da seca no início de maio, apenas dez estão com a documentação regularizada e aprovada, aguardando a liberação dos recursos. Entre estes, está Governador Dix-sept Rosado.

A prefeita Lanice Ferreira (PMDB) diz que recebe com satisfação a notícia. Segundo ela, desde quando iniciou os problemas referentes à falta de chuva, o município tem se empenhado para desenvolver ações a fim de amenizar os efeitos da estiagem.

O relatório sobre os danos causados pela seca encaminhado ao Governo do Estado foi desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Civil do Município, seguindo todas as orientações do órgão estadual.

Além disso, para oficializar a situação de emergência, o Conselho Municipal de Defesa Civil desenvolveu um relatório técnico detalhado, diagnosticando, através de fotos e de dados, a situação preocupante do homem do campo. No documento, também foram anexados a Notificação Preliminar de Desastre (NPD), Avaliação de Danos (AVADAN) e a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMADE).

Lanice Ferreira destaca que esse cuidado resultou no êxito na aprovação da documentação, que agilizará o recebimento dos recursos federais para potencializar as ações de combate à seca que já estão sendo realizadas no município.