Jornal da Cidadania

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aluno da medicina, natural de Governador Dix-sept Rosado, ganha bolsa para estudar nos Estados Unidos


Natural de Governador Dix-sept Rosado, o estudante Arthur Robson da Costa Freire, acadêmico do 4º período do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), embarcará dia 23 deste mês para os Estados Unidos. Ele foi contemplado com uma das bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras e passará nove meses nos Estados Unidos, na University of Wisconsin – Madison.

O jovem dix-septiense de 21 anos estudou a vida inteira na escola pública e conseguiu aprovação no curso de Medicina da UERN através do Sistema de Cotas. Arthur Robson conta que sua base educacional foi em escolas públicas de Governador: a Escola Municipal Educandário Dix-septiense e Escola Estadual Manoel Joaquim.

“Estudei da 1ª a 3ª série no Colégio Educandário, depois do 4º ao 6º ano fui aluno da Escola Manoel Joaquim e depois voltei para o Educandário, onde conclui o Ensino Fundamental”. Com dedicação e estudo, Arthur Robson passou na seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), onde cursou todo o Ensino Médio.

A base educacional e o apoio da família aliados à força de vontade e dedicação foram decisivos para as conquistas que estão sendo alcançadas. “Sempre tive a vontade de conhecer outros países, mas achava que nunca ia conseguir. Mesmo assim, fui atrás, me empenhei e hoje estou com viagem marcada para estudar fora”, conta. Esta é a primeira vez que ele viaja ao exterior.

Arthur Robson fez o teste para participar do Programa Ciências sem Fronteiras e foi aprovado. Arthur receberá mensalmente, através do Programa Ciências sem Fronteiras, com recursos do CNPq, uma bolsa de U$ 300,00, fora os gastos com alimentação e moradia, além das taxas da instituição que ele irá frequentar. “O valor do semestre nessa instituição é de U$ 15 mil”, informa o prof. Dr. Iron Dantas, assessor técnico da UERN.