Jornal da Cidadania

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seminário discute a relação do educar e cuidar na educação infantil

A Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o I “Seminário de Educação Infantil: A Magia de Educar e Cuidar”. O evento foi realizado no período de 22 a 24 deste mês, na Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado.
A solenidade de abertura ocorreu quarta-feira, às 8h, e contará com a palestra “Educação Financeira para Crianças”, proferida pelo Assessor Programático de Economia Popular Solidária e Agroecologia e Meio Ambiente da Visão Mundial, Márcio Andrade. Em seguida, teve um debate, encerrando a programação do dia.
No dia seguinte, a apresentação cultural do Grupo de Acolhida da Igreja Católica abriu a programação. Logo após, o nutricionista André Lima fez uma explanação sobre o tema “Uma boa alimentação”. Encerrando as atividades do dia, equipes das Secretarias de Educação e de Saúde falaram sobre o Programa de Saúde na Escola (PSE).
O último dia de atividades do Seminário teve a apresentação cultural do Grupo de Teatro São Joaquim e a palestra sobre o tema “Atividades Lúdicas no Educar e Cuidar na Educação Infantil”. A explanação ficou sob a responsabilidade da especialista em Educação Física Joana Ana de Souza.
De acordo com a coordenação do evento, o Seminário de Educação Infantil é voltado para diretores, coordenadores pedagógicos, professores e demais interessados no processo educacional.
A programação teve como objetivo levar o profissional da educação a refletir e repensar a prática pedagógica, observando a relação do cuidar e do educar na educação infantil. Com isso, possibilitar que através de ambas as ações se construam na totalidade, a identidade e a autonomia da criança.