A conferência teve por objetivos avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectivada valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas,projetos e benefícios.
As conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo, sociedade civil organizada e cidadãos comuns, para debater e decidiras prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.
Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido numa Conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências tendo em vista o fortalecimento da política pública junto aos poderes executivo e legislativo como um todo.
São realizadas Conferências em âmbito Municipal, Estadual e Federal. A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública.
No que compete às Conferências de Assistência Social estes são espaços de caráter propositivo e deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos sócio assistenciais dos seus usuários.
“A Conferência Municipal foi um sucesso e ficamos felizes com as proposições retiradas do evento. A conferência é um espaço de diálogo e acima de tudo do exercício da cidadania. Onde o Governo, em conjunto com a sociedade, procura elaborar estratégias de atuação para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, explica o secretário Itamir Vieira.
------
Com o tema Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores a Conferência teve quatro eixos temáticos:
- Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS.
- Reordenamento e qualificação dos serviços sócio assistenciais.- Fortalecimento da participação e do controle social.
- A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.